Projetos
Dexco - Nova unidade Botucatu (SP)
A Dexco, líder nacional na produção de painéis de madeira, louças e metais sanitários, investiu mais de R$ 700 milhões em sua nova unidade em Botucatu (SP). A planta, com 72.000 m², produzirá porcelanatos de grandes formatos (180 cm x 360 cm), com capacidade anual de 10 milhões de m², atendendo especialmente as marcas Ceusa e Portinari.
Totalmente projetada nos princípios da Indústria 4.0, a unidade será uma das mais tecnológicas do mundo, com processos robotizados, apontamentos online, autodiagnóstico de máquinas e manutenção via mobile. Essa automação reduz o consumo de matérias-primas e garante alta precisão produtiva. Além disso, a planta criará cerca de 400 empregos diretos.
A localização em Botucatu foi estratégica para otimizar custos logísticos, dado o significativo mercado consumidor das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Antes, toda a produção de revestimentos era transportada da unidade de Santa Catarina, gerando elevados custos de frete.
Projeto Neoplan: Sistema de Ar Comprimido e Águas
Nesta unidade, a Neoplan foi responsável por desenvolver todo o projeto de geração e distribuição de ar comprimido, captação de água bruta por poços, armazenagem e distribuição nos pontos consumidores, reaproveitamento de água proveniente da estação de tratamento de efluentes para geração de água industrial, tratamento da água bruta para potabilização e sua distribuição. Além disso, foram projetados e implementados todos os piperacks que circundam a unidade.
No total, foram instalados mais de 7 quilômetros de redes de ar comprimido e mais de 7 quilômetros de tubulações para distribuição de água.
Compartilhe



